Novo Concurso do IBGE 2022 – Previsão de Edital



Edital do novo concurso do IBGE deve ser publicado em 2022.

O concurso do IBGE, que foi cancelado em abril deste ano, poucos dias antes da publicação do edital, agora tem uma nova data. De acordo com o Idecan, o novo edital do concurso deve ser publicado no mês de janeiro de 2022, sendo 312 oportunidades de empregos temporários oferecidas. Essas informações foram levantadas e estão em conformidade com o que foi relatado pelas fontes atreladas ao processo de seleção.

Sabe-se que o Idecan já criou uma página para que os participantes consigam acompanhar o edital, mas, até o momento está avisado que em breve acontecerá a publicação.



Neste ano, o edital estava previsto para ser publicado no mês de março, no dia 29, contudo, houve uma suspensão após o Congresso Nacional realizar um corte de aproximadamente 90% do orçamento que estava direcionado para a realização do Censo Demográfico 2021.

Entretanto, no dia 8 do mês de novembro, foi aditado o contrato com a banca organizadora responsável pelo certame, que de escolha foi o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional. Dessa forma, já há novos cronogramas e tem data de validade prevista para agosto de 2023.



Esse processo de seleção tem o objetivo de selecionar profissionais que atuarão na fase final do Censo Demográfico 2022. Todos serão executados no Rio de Janeiro. Portanto, se o leitor ficou interessado ou conhece alguém que possa se interessar, não deixe de conferir os cargos a seguir.

Sendo assim, para o cargo de Codificador censitário há 120 vagas disponíveis, sendo que o pré-requisito é possuir escolaridade em nível médio. Para esse cargo, ainda não foi definida a remuneração. O cargo de supervisor censitário de pesquisa e codificação oferece 12 oportunidades de emprego. Para participar do certame, o candidato também deve possuir a formação completa do ensino médio, a remuneração já foi definida e gira em torno de um valor superior a R$4.000,00. Por fim, o cargo que oferece maior quantidade de vagas é o de Agente censitário de pesquisa por telefone, como nos outros cargos, o pré-requisito é ter escolaridade em nível médio, e a remuneração é de R$ 998,00.

Leia também:  Mais de 100 mil vagas em Concursos do DEPEN até 2023

Até o momento, a informação é de que o Censo Demográfico de 2022 irá iniciar no dia 1º de junho do próximo ano. Essa informação foi fornecida pelo presidente do instituto, no mês de setembro. Espera-se, portanto, que após a publicação do novo edital as inscrições passam a ter início em 1º de dezembro e sejam finalizadas até o dia 23 de do mesmo mês. Um mês após a finalização das inscrições já ocorre a prova objetiva para os cargos de agente censitário supervisor e agente censitário municipal, isto é, no dia 23 de janeiro de 2022. Já a prova de recenseador está prevista para ocorrer no dia 30 do mês de janeiro.

Vale destacar que apesar das informações acima terem sido fornecidas, ainda não são oficiais, já que o IBGE ainda não fez a publicação deste edital. Tendo isso em vista, pode haver alterações nas datas. Por isso, é importante manter-se atento a todas as atualizações que vierem a ser publicadas. Dessa forma, chama-se atenção o fato de que as informações verdadeiras são as divulgadas pela Coordenação de Comunicação.

Sabe-se que as pesquisas realizadas pelo IBGE são muito importantes, pois através delas é que se encontra um panorama de dados e informações que permeiam o Brasil. Dessa forma, através dessas informações é possível que diversas áreas possam realizar suas análises e verificar qual é a situação do Brasil em setores distintos. Com isso, pode-se pensar em quais ações podem ser utilizadas visando trazer melhorias para a população brasileira.

Além disso, não se pode negar que o retorno das pesquisas do IBGE é algo bastante promissor, uma vez que será responsável por gerar novas oportunidades de emprego.

Leia também:  Doador de Sangue pode ter Isenção de Inscrição em Concursos

Ana Paula

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário